Método Rolfing® combate as tensões crônicas e organiza a postura

Chama-se Rolfing®, mas também pode ser apresentado como integração estrutural. Ficou na mesma?

Relaxe, solte as tensões musculares e aprume o corpo. Você está prestes a conhecer uma técnica para ajudá-lo a conseguir tudo isso, organizando sua postura e seus movimentos.

Essa terapia corporal que foi criada pela norte-americana Ida Rolf (1896-1979) tem em comum com outras técnicas como RPG (reeducação postural global) a proposta de trabalhar o corpo todo, a partir da maneira como cada parte se relaciona com todas as outras.

O mais específico e característico do Rolfing® é que a estratégia para organizar a postura começa com a manipulação das fáscias, para liberar tensões acumuladas. Pronto, complicou de novo.

  Rodrigo Capote/Folhapress  
Conheça o método que faz você relaxar o corpo, combater as tensões crônicas e transformar a postura
Conheça o método que faz você relaxar o corpo, combater as tensões crônicas e transformar a postura

TECIDO CONJUNTIVO

Vamos por partes, sem esquecer o conceito básico, que é não pensar em cada parte isoladamente do conjunto.

As fáscias são justamente os tecidos que conectam músculos e tendões, que por sua vez se unem às articulações e aos ossos.

Esse tecido conjuntivo, que envolve e permeia os músculos como uma fina película (quem já limpou um bife tem familiaridade com a coisa) é plástico o suficiente para mudar e se adaptar com os movimentos que fazemos.

Nem sempre as adaptações são benéficas. "Quando as diferentes partes do corpo começam a se desorganizar, fazemos adaptações à custa de tensões e novas desorganizações posturais", diz Pedro Prado, fundador da Associação Brasileira de Rolfing®.

Depois de avaliar a organização da postura, o profissional rolfista começa o seu trabalho com uma massagem profunda, que mexe não exatamente nos músculos ou ossos, mas na membrana que os envolve e permeia. Por consequência lógica, músculos, articulações e ossos vão responder conforme a tensão ou o relaxamento dessa membrana.

Ao desfazer as tensões em determinada parte do corpo, uma série de outras partes deve se alinhar para manter a nova organização. Isso significa novas manipulações.

Também quer dizer que, na prática, quem procura um rolfista para tratar de, por exemplo, dores na coluna lombar, vai descobrir que tem de tratar também da coluna cervical, ombros etc.

"Você solta uma área [do corpo] pensando no todo. Se mexeu em um grupo muscular, também tem que soltar a região onde a nova postura vai reverberar", diz Prado.

MOVIMENTOS

A evolução do trabalho é estruturar melhor a forma com que o corpo se organiza para o movimento, para que ele seja feito da forma menos desgastante possível.

Se não podemos escapar da força da gravidade, pelo menos é possível economizar o esforço e o peso extra de um pescoço encurvado ou de um quadril projetado para frente, agindo contra as forças necessárias para nos manter eretos ou nos locomover.

A massagem profunda em pontos muitos tensionados pode doer. Mas Prado afirma que, iniciado o processo de desfazer tensões e "encaixar", do modo mais funcional possível, as partes do corpo, a dor dá lugar ao prazer.

Não é apenas a sensação prazerosa propiciada pelo toque que relaxa, mas também a de conhecer melhor o seu corpo e você mesmo.

"Muitas pessoas procuram o Rolfing® para desenvolver o autoconhecimento, para se sentirem mais donos de seus próprios corpos", diz Prado.

A criadora do método não estava interessada em curar sintomas. Para ela, a desorganização gera doenças.

Uma pessoa organizada fisicamente e em relação à força da gravidade (quer dizer, em suas posturas e movimentos), alcança bem-estar físico e mental, segundo Ida Rolf e seus seguidores.

USO TERAPÊUTICO

Mas o Rolfing® também tem finalidade terapêutica. A técnica é usada para tratar problemas como fibromialgia, LER (lesões por esforços repetitivos) e DORT (doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho) e até distúrbios de ansiedade.

Ida Rolf desenvolveu o método para ser realizado em dez sessões, de cerca de uma hora cada. "Os benefícios e as mudanças começam a ser observados desde as primeiras sessões", afirma Prado.

Mais informações sobre a técnica e contatos de profissionais habilitados em todo o Brasil podem ser encontrados no site da Associação Brasileira de Rolfing® (www.rolfing.com.br).